Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André - SP. 09210-580
seiva.ambientaljr@gmail.com

A sustentabilidade da vida – Setembro Amarelo

A sustentabilidade da vida – Setembro Amarelo

A gente tá aqui pra falar de um assunto importantíssimo: saúde mental.

Eu sei… esse assunto é delicado e, justamente por isso, tem que ser discutido! O mês de setembro é o mês que alerta para a depressão, suicídio, ansiedade e outras doenças, parabeniza todos aqueles que se curaram e ainda lutam diariamente contra isso, e agradece todas as pessoas que impediram o pior, pararam pra conversar, ajudar e que sabem que a saúde mental é tão importante quanto a física e que deve ser tratada com o devido destaque!

Estamos juntos nessa!

Essa campanha, organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), celebrou no dia 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e alerta a sociedade para estatísticas alarmantes: os jovens estão entre os mais afetados por problemas como depressão, acarretando muitas vezes a ataques contra a própria vida. Os motivos são diversos, estando entre eles pressão da sociedade com padrões de vida e beleza, problemas familiares, relações tóxicas e até mesmo níveis alterados de hormônio. 

Se você vai ao médico quando está com dor, porque não vai quando seu psicológico não está bem?

Quando as instituições, principalmente públicas, falham em cumprir os seus papéis na saúde, a população tem que entrar em cena: seja na divulgação (o CVV possui uma linha de apoio emocional ao suicídio – 188), seja na disponibilização do seu tempo para dar esse apoio, seja na promoção de atividades que possam lembrar as coisas boas que existem na vida, nas atitudes empáticas e de respeito ao outro, e o principal: encaminhar para um profissional da saúde que possa dar o devido apoio e diagnóstico para a pessoa que esteja passando por isso.

E se você está passando por isso, você não está sozinho! Procure ajuda, não se cobre tanto e dê a si mesmo tempo e carinho. Você importa muito!

Um dia de cada vez. Você consegue!

Mas não adianta só ajudar em setembro! O mês acabou mas temos que ajudar sempre!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: