Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André - SP. 09210-580
seiva.ambientaljr@gmail.com

Consequências da utilização de combustíveis fósseis

Consequências da utilização de combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são aqueles formados através da decomposição de resíduos orgânicos, como restos de animais e plantas que ficam soterrados por milhares de anos. Como demoram tanto tempo para serem formados, são considerados fontes de energia não renováveis. Além disso, os combustíveis fósseis são os principais responsáveis pela poluição atmosférica que está intimamente ligada com crises ambientais como o aquecimento global, o derretimento das calotas polares e as mudanças climáticas mundiais.

Isso mesmo, são formados de dinos

Esses são apenas alguns motivos pelos quais esse tipo de fonte de energia é tão perigosa. O carvão, o gás natural, o petróleo e seus derivados são as principais fontes de energia atuais: nossa dependência desses compostos está tão alta que corremos o risco de pararmos nossas vidas em virtude disso.

Que perigo, menina

No mês de maio de 2018, ocorreu uma crise de gasolina no Brasil devido a uma greve realizada por caminhoneiros em virtude do preço do diesel e, a partir disso, o país inteiro ficou um caos. Não só faltava gasolina nos postos de abastecimento, como a comida não chegava nos lugares de venda (aumentando seu preço drasticamente), pessoas não conseguiam chegar em seus locais de trabalho, alunos não foram para a escola por falta de transporte público, aeroportos congelaram temporariamente e algumas pessoas ficaram presas em outros estados.

Tudo isso por causa de um combustível fóssil, vê se pode?

Além disso, essa greve serviu para nos alertar sobre o quanto o uso do automóvel, e consequentemente dos combustíveis como gasolina e diesel, impactam na poluição atmosférica. Segundo o relatório preliminar do patologista Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA), produzido no sétimo dia de greve, houve uma redução de 50% da poluição na capital paulista, tudo por causa da queda na circulação dos veículos.

Can'T Breathe Ugly Betty GIF by HULU

Deu até pra respirar melhor, rapaz

Além do Brasil, países como a China, os Estados Unidos e a Índia ainda são fortemente dependentes dessa fonte de energia. Mesmo a Alemanha – que é pioneira nas fontes de energia renováveis – depende de cerca de 67% dos combustíveis fósseis. Estudos apontam que mesmo que ocorra uma diminuição da utilização desses combustíveis, ela não será menor do que 40%, ou seja, não conseguiremos eliminar seu uso.

Sad Disappointment GIF by Angry Birds

Poxa :/

Viu só como dependemos fortemente desses caras? Não seria muito melhor se houvessem outras fontes de energia de tamanha importância mundialmente? Alternativas tanto para os combustíveis quanto para os modais de transporte são imprescindíveis para um desenvolvimento sustentável, além de melhorias na área da saúde e de logística. Seria interessante, por exemplo, investimentos em ferrovias e hidrovias (isso mesmo, que tal DESPOLUIR NOSSOS RIOS e dar outros usos além de ESGOTO A CÉU ABERTO? rsrs) para o transporte de produtos, e, é claro, o bom e velho transporte público para o deslocamento de pessoas.

Vamos colocar figura pra ficar fácil de entender

Para os combustíveis, o investimento em avanços no desenvolvimento do biodiesel, etanol de segunda geração (aquele que usa a palha e o bagaço da cana para produzir o álcool – além de diminuir os resíduos provenientes da produção etanol comum, consegue extrair um combustível de ótima qualidade, e com menor emissão de poluentes), entre outros biocombustíveis, como também a inserção dos carros híbridos/elétricos, são essenciais para a manutenção da frota e redução de seus impactos. O trânsito do futuro tem que mudar!

Como você se movimentou durante a greve dos caminhoneiros? Deu uma chance para o metrô e o ônibus? Arriscou na bicicleta? Que tal pensar nos impactos das suas decisões todos os dias, e fazer escolhas conscientes?

Bike Dinosaur GIF

Vai de bike igual o dinooooo!!!

 

Referências:

CASTRO, Fábio de. Greve dos caminhoneiros corta poluição de São Paulo pela metade. O Estadão. São Paulo, 30 maio 2018. Sustentabilidade. Disponível em: <https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,greve-dos-caminhoneiros-corta-poluicao-de-sao-paulo-pela-metade,70002330315>. Acesso em: 18 jun. 2018.

DIONYSIO, Renata Barbosa; MEIRELLES, Fatima Ventura Pereira. Combustíveis: A química que move o mundo. PUC RIO, Rio de Janeiro,  2007. Disponível em: <http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala de Leitura/conteudos/SL_combustiveis.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2018.

RUMO. Meio Ambiente: Emissões Atmosféricas. 2017. Disponível em: <http://pt.rumolog.com/conteudo_pti.asp?idioma=0&tipo=27040&conta=45>. Acesso em: 18 jun. 2018.

SCHAFFNER, Fábio. Crise no abastecimento deixa país à beira de um colapso. Gauchazh. Porto Alegre, 24 maio 2018. Economia. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/noticia/2018/05/crise-no-abastecimento-deixa-pais-a-beira-de-um-colapso-cjhl6vjrs07zh01paxzdtq8ip.html>. Acesso em: 18 jun. 2018.

THE World’s Fossil Fuel Dependency Dukascopy TV (EN). Intérpretes: Branko Milicevic. Genebra: Dukascopy Tv, 2018. (5 min.), son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qEUSuajrtmo>. Acesso em: 18 jun. 2018.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: