Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André - SP. 09210-580
seiva.ambientaljr@gmail.com

Descartável, não!

Descartável, não!

O consumo de descartáveis tem seu atrativo devido à facilidade de acesso – hoje a maioria dos estabelecimentos conta com um dispenser de copinhos – e também pela praticidade que envolve não precisar higienizar, como seria com um item durável. É só usar e jogar fora.

Podemos pensar que o uso de descartáveis por um lado economiza água, mas a diferença entre lavar um copo de vidro e produzir um copo descartável pode ser de até 10 vezes no consumo.

A gente sabe que é mais prático, mas será que vale a pena?

A fabricação de descartáveis emite CO2 (entre outros gases) e a produção de um copinho de plástico pode consumir de 500 mL à 3 L de água (!!!). O plástico demora mais de 100 anos para se decompor, enquanto sua vida útil pode ser de até mesmo 13 segundos!

Não parece tão legal agora, não é mesmo?

Quando falamos da reciclagem do item propriamente dito, ela nem mesmo acontece!  O copinho de plástico quase nunca é reciclado porque é economicamente inviável. Ou seja, é muito caro reciclá-lo: a matéria-prima é extremamente barata e o quilo do material reciclado custa por volta de R$ 0,10 (fora que, imagina juntar UM QUILO de copinho descartável, essa coisa fininha que nem papel!). Assim, o seu destino depois de utilizado acaba por ser o mar, que origina as chamadas “ilhas de plástico” nos oceanos. Segundo a iniciativa É puro Vidro, somente 16% dos copos descartáveis consumidos no Brasil são reciclados.

O plástico ainda pode ser nocivo à saúde, pois pode liberar estireno, uma substância cancerígena que é emitida quando aquecido. Imagine esse efeito no ambiente da vida marinha e a elevação das temperaturas médias do planeta! O risco à saúde com os descartáveis de plástico e suas consequências ambientais é tão grande que em 2015 a França chegou a proibir as vendas.

E você ai usando vários pra beber aquela aguinha

Mas e agora? O que fazer? Calma!

Você pode optar por uma garrafinha reutilizável ou uma caneca ao invés de sempre recorrer a um copinho toda vez que tiver sede. Você acaba bebendo mais água por ter sempre por perto, além de ajudar o planeta e poupar aquela caminhada até o bebedouro ou os gastos com água comprada. Não dá pra andar com garrafinha? Reutilize o copinho descartável! Ele não precisa ir pro lixo a cada vez que você para pra beber água. Ou então, escolha os copinhos de plástico biodegradável ou de papel. Não precisa de drama!

Fontes:

http://epuroevidro.com.br/blog/7-razoes-para-nao-usar-copo-descartavel

https://www.meucopoeco.com.br/site/2015/07/23/5-motivos-para-nao-usar-copos-descartaveis/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: