Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André - SP. 09210-580
seiva.ambientaljr@gmail.com

Disponibilidade Hídrica

Disponibilidade Hídrica

A água é basicamente tudo na nossa vida. Seja para beber, preparar aquela comida boa, plantar alimentos, tomar banho… tudo que fazemos, de um jeito ou de outro, tem água envolvida.

Nada como uma água fresquinha…

Você com certeza já ouviu falar que precisamos economizar água. Mas você sabe por que?

Lá na escola aprendemos que a terra é aquele pontinho azul no universo, com água por todo lado. E de fato, cerca de 70% da superfície do nosso planeta é composta por água.

Mas, ao mesmo tempo, 97% da água do mundo é salgada, deixando apenas 3% de água doce. Destes, 71% está congelado, e os  outros 29% restantes de água potável no mundo estão distribuídos em águas subterrâneas (18%), rios e lagos (7%) e umidade do ar (4%).

A Terra é azul!

Entendeu a matemática? No fim das contas, o resumo é: tem pouquíssima água disponível pra esse tanto de gente que existe no mundo.

A gente já falou AQUI sobre a preocupação com o lixo que chega ao mar. Enquanto nas praias o problema está em prejudicar a vida marinha, na superfície o problema é mais embaixo: a poluição dos rios e aquíferos afeta diretamente nossa disponibilidade de água potável.

O Brasil, apesar de ser um país privilegiado pela abundância de água doce (cerca de 11% do total está no nosso território), o alerta é para a poluição: nossos rios recebem esgoto e estão cada vez mais poluídos, e até mesmo os reservatórios de água sofrem constantemente essa ameaça.

aí fica difícil, pessoal

Outro ponto é a distribuição, uma vez que nosso país tem dimensões continentais:a região norte é a mais abastada, com 68% das reservas hídricas com país, mesmo com menos de 7% da população. Sudeste e Nordeste, possuem 6% e 3% das reservas, e são as regiões mais populosas. O Nordeste é conhecido também como a região do sertão e seca, sofrendo com a falta d’água. Até mesmo no sudeste já tivemos esse problema, como na crise hídrica de 2014.

Portanto, não da pra vacilar. Mesmo com os vários fatores que influenciam a distribuição e o consumo de água, dá pra fazer nossa parte e fechar bem as torneiras, maneirar no banho e no uso da mangueira. Você economiza dinheiro e esse recurso tão precioso para todos nós!

Fonte:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-distribuicao-agua-no-mundo.htm

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/distribuicao-agua-no-brasil.htm


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *