Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André - SP. 09210-580
seiva.ambientaljr@gmail.com

Ecoturismo

Ecoturismo

Viajar é muito bom, não é? Conhecer lugares diferentes, com pessoas diferentes, enfim, vivenciar um ambiente que não é o seu é importante para nosso crescimento pessoal, pois assim vemos o quão diferente é o mundo.

Já é férias?!

Quando falamos em turismo, muitas vezes associamos isso a um desejo de conhecer um outro país. Afinal, se quisermos vivenciar esse choque de diferentes culturas, nada mais plausível de que deixar o lugar que conhecemos e explorar o mundo. Mas, ir para outros lugares do seu próprio país também é interessante em termos de conhecer outros ambientes. E ecoturismo? Já ouviu falar?

O ecoturismo ainda é uma prática não muito explorada pelas pessoas. A diferença do ecoturismo é que nele se explora as belezas do meio ambiente, valorizando a descoberta de novas paisagens naturais, de forma que o explorador conheça as diferenças físicas do lugar em que vive.

é descobrir nossa natureza e apreciar cada detalhe dela!

Além disso, o ecoturismo nunca está sozinho. Muitas pessoas o associam a práticas esportivas, por exemplo.Sabe aquelas pessoas praticando tirolesa numa paisagem muito bonita? Ou canoagem, em um rio em meio a uma floresta? Isso é ecoturismo! O simples fato de você estar descobrindo a heterogeneidade do meio ambiente através de esportes faz com que você acabe tornando isso um turismo ecológico.

É muito importante ressaltar também que o ecoturismo é uma porta de entrada para práticas sustentáveis do cotidiano. São oportunidades (no meio de tantas outras) que temos para entender a importância da preservação do meio ambiente, bem como a importância dele para nossas vidas. O turismo ecológico ainda pode nos trazer muito mais benefícios pessoais que um “turismo comum”, por exemplo. Só a desconexão do ambiente urbano que vivemos constantemente e a vivência do meio ambiente, conhecendo seu patrimônio natural que nos é disposto, já são suficientes para que possamos entender o conceito de preservação e consciência ambiental.

 

a natureza é nosso parquinho

O Brasil é exemplo de lugar onde o ecoturismo é de grande impacto. É um país de extensão continental com diversas paisagens diferentes, um território privilegiado no quesito patrimônios naturais. Aqui, por exemplo, temos os Parques Nacionais, unidades de conservação que são administrados pelo poder público e que são abertos à população para visitação e prática de ecoturismo. Neles, há diversas trilhas onde as pessoas podem praticar atividades a pé ou de bicicleta, assim como em alguns há formações geológicas que possibilitam a prática de escalada, rios para prática de canoagem e mergulho, enfim, atividades para todos os tipos de pessoas.

Procure se agendar para praticar ecoturismo um dia. Existem diversos pacotes de viagens para muitos lugares no Brasil e no exterior que oferecem toda uma infraestrutura para que você possa curtir e aproveitar as paisagens naturais que existem no mundo! É uma experiência única e bastante engrandecedora, que, além de ter baixo impacto ambiental, nos torna mais ecologicamente conscientes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: