Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André - SP. 09210-580
seiva.ambientaljr@gmail.com

Educação Ambiental: O que é e por que é tão importante?

Educação Ambiental: O que é e por que é tão importante?

 

As questões ambientais estão cada vez mais tomando espaços nas discussões políticas e sociais. Mas infelizmente ainda falta engajamento da população em geral para lidar com todos os assuntos abordados atualmente.

Seria interessante que tivesse uma participação popular mais ativa na tomada de decisões em questões como: desmatamento, poluição e agronegócio, mas para isso, é preciso levar conhecimento quanto a essas questões, ou seja, educar a população no quesito ambiental.

Netflix Linda GIF by Porta Dos Fundos

Infelizmente ainda não temos no Brasil

Assim, o enfoque é tratar de educação ambiental, que é voltada a formar pessoas com consciência ecológica e preocupadas com a sustentabilidade, considerando também as facetas econômicas, sociais, éticas e políticas das questões ambientais. Ela inclui ações tais como aulas em escolas e cursos, assim como palestras, oficinas e rodas de conversa, convidando a comunidade local a participar.

Nos ensinos infantil e fundamental, é ideal incentivar o conhecimento e curiosidade nas crianças, o que pode ser feito em brincadeiras e jogos. Desse jeito, é plantada uma semente de sustentabilidade que pode brotar no futuro!

Baby Groot Dancing GIF

Imagina que lindo  🙂 

No nível médio, o meio ambiente pode ser visto em diversas disciplinas, como geografia, biologia, literatura e história. Isso rende uma oportunidade ótima de fazer atividades interdisciplinares, demonstrando como a natureza se relaciona como um todo. Podem ser tratados assuntos mais sérios como os impactos do desmatamento, poluição gerada por grandes indústrias, etc.

Na educação de nível superior, os assuntos são abordados de maneira mais específica, o que dá ao estudante condições de criar alternativas mais sustentáveis e novas tecnologias que podem ser implementadas na sociedade.

confused mad scientist GIF

É ciência que fala, né?

Importância e Benefícios 

Um benefício direto da educação ambiental é criar uma nova geração de adultos mais conscientes e dispostos a fazer a diferença na questão ambiental. Mas não para por aí. Ela também traz vários benefícios para o desenvolvimento dos alunos. O jovem que é exposto a esse tipo de ação consegue levar para o lado prático vários conhecimentos que vê em sala de aula, e desse jeito fica mais fácil conectar a aprendizagem com o mundo exterior. Isso estimula a criatividade e a habilidade crítica, além de consolidar melhor o conteúdo tratado em sala.

A execução de atividades práticas pode até mesmo melhorar a integração entre os estudantes. E mais, é uma ótima forma de colocar crianças e jovens em contato com a natureza, o que tem se tornado gradativamente menos comum em ambientes urbanos, e incentivá-los a ter um estilo de vida mais saudável.

Até a escola se beneficia com esse tipo de ação, pois a educação ambiental auxilia no desempenho dos estudantes. Além disso, os alunos podem ser parte de projetos que economizam energia, água e outros recursos, o que ajuda a reduzir os custos da instituição de ensino.

bruno mars GIF

Eu ouvi um 10?

Como combater o consumismo?

Você sabia que o Brasil produz 79,9 toneladas de lixo sólido por ano? Boa parte desse lixo vem da indústria, e ele poderia ser muito reduzido com a otimização de alguns processos de produção. Além disso, o Brasil recicla muito pouco do seu lixo. Estimativas dizem que mais de 30% desse lixo pode ser reciclado, mas atualmente só reciclamos 3%! E o problema não é só aqui: de acordo com o cofundador e sócio-diretor de Inteligência de Recursos da Giral Viveiro de Projetos, Mateus Mendonça, a população mundial consome cerca de 30% a mais do que o planeta consegue repor, caminhando assim para extinção dos nossos recursos.

Panic Omg GIF

NÃÃÃÃÃOOOOO

Aprender a economizar e reaproveitar recursos é uma forma de diminuir esse problema. Mas para isso, as pessoas precisam ser instruídas sobre consumo consciente. Uma população consciente sabe discernir quais mercadorias causam menos impacto na natureza e cobra das empresas estratégias sustentáveis de produção, distribuição e descarte. Isso faz toda a diferença!

 

Alguns Projetos de Educação Ambiental

O Project Learning Tree é um projeto estadunidense que promove a educação ambiental. Além de fornecer auxílio a professores e instituições de ensino dos EUA para promover ações ambientais, dispõe até mesmo de material online com cursos e sugestões de atividades familiares voltadas ao conhecimento sobre o meio ambiente.

No Brasil, existe o Projeto Sala Verde, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, que consiste em criar as chamadas Salas Verdes, espaços para disseminar informação e realizar projetos voltados ao meio ambiente. O projeto já conta com 357 salas espalhadas pelo país.

Nós da Seiva Jr também desenvolvemos projetos de educação ambiental. Além do projeto Sustentabilidade nas Escolas, que visa levar ações de educação ambiental a escolas da região, temos o projeto em desenvolvimento Feira Verde, no qual pretendemos desenvolver um curso sobre hortas e composteiras caseiras, a ser ministrado na UFABC.

Quanto antes começarmos a aprender sobre sustentabilidade e o meio ambiente, mais verde e saudável será o futuro do nosso planeta! E podemos fazer isso de diversas formas, incluindo a todos em uma educação de fácil acesso e interessante. E você, tem uma ideia de projeto educativo? Você pode começar na sua casa, escola ou vizinhança!

thumb up GIF by MIC LOWRY

Vá em frente e arrasa!

 

Correio. LIXO PRODUZIDO ANUALMENTE PELO BRASIL ENCHERIA 206 ESTÁDIOS DO MORUMBI. Disponível em: <https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lixo-produzido-anualmente-pelo-brasil-encheria-206-estadios-do-morumbi/> Acesso em: 31 jul. 2018.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: