Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André - SP. 09210-580
seiva.ambientaljr@gmail.com

Ilhas Flutuantes

Ilhas Flutuantes

Você sabia que, no Brasil, apenas 45% do esgoto é tratado? Isso significa que 55% de toda a vazão é jogada diretamente nos rios, com nenhum tipo de tratamento! São 5,2 bilhões de metros cúbicos de esgoto contaminando nossos rios,  o equivalente a SEIS MIL PISCINAS OLÍMPICAS!

E não são só as tartarugas ninjas que vivem por lá!

Impactados com essa notícia, listamos a você algumas desvantagens disso:

Resultado de imagem para eu o chapolin colorado gifMas calma, nem tudo está perdido!

O investimento na construção de ETEs (Estações de tratamento de esgoto) e no uso das tecnologias é essencial para resolver de vez esse problema. Porém, enquanto isso não aumenta, já existem tecnologias que ajudam a tratar as águas que recebem esse esgoto, e hoje vamos falar sobre uma delas, as ilhas flutuantes!

Pixar GIF

Você disse FLUTUANTE?

Isso mesmo, ilhas flutuantes, ou floating islands, que são baseadas no princípio da permacultura, e possuem um design focado em simular ou utilizar diretamente os padrões e sistemas observados em ecossistemas naturais. Elas provém de uma técnica milenar, inicialmente feita como defesa dos povos indígenas do Peru. As Ilhas Flutuantes servem para melhoria da qualidade da água em corpos hídricos, criação e manutenção de habitats terrestres e aquáticos, vivificação de rios e lagos, restauração de áreas brejosas/pantanosas, além de terem apelo turístico e embelezarem rios e lagos. Para complementar a limpeza da água, purificadores podem ser acoplados às ilhas.

Resultado de imagem para bate ai gif

Boa galera, bate aqui!

As raízes das plantas formam um sistema radicular denso, proporcionando habitat para a criação de biofilmes, ou seja, colônias de bactérias diversas que fazem todo o trabalho sujo e auxiliam na degradação da matéria orgânica presente nos corpos hídricos. Além disso, cria uma maior área de interface entre ambiente aquático e terrestre, aumentando a biodiversidade local. 

Até os bichinhos adoram, nhonhonho!

Como sabemos de tudo isso? A Seiva Jr. teve uma parceria com a ÁguaV, empresa focada em tratamento de água, com soluções atualizadas e com preocupação com o meio ambiente, onde colaboramos na montagem de ilhas flutuantes com materiais reutilizados e recicláveis! 

Resultado de imagem para uhul gif

Uhuuuuuul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: