Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André - SP. 09210-580
seiva.ambientaljr@gmail.com

Mulheres na sustentabilidade

Mulheres na sustentabilidade

Após séculos e décadas de opressão e discriminação, entre o século XIX e XX o movimento feminista ganhou voz e representatividade em todo o mundo na luta pelos direitos das mulheres, dentre eles o direito ao voto.

Isso foi fundamental para o desenvolvimento da autonomia feminina na sociedade moderna e para o desenvolvimento das mulheres em todas as áreas da Ciência, inclusive no campo da sustentabilidade. Como as mulheres começaram a ter mais acesso à informação e inserção no mundo profissional, elas também começaram a atuar como ativistas ambientais.

Foi o histórico de lutas e batalhas para garantir os direitos das mulheres que tornou possível a Seiva Jr contar com a liderança de diversas guerreiras na disseminação da sustentabilidade e fazendo do mundo e relações humanas cada dia melhor.

Essa garra em se doar para o planeta de forma consciente não é de hoje.

Vandana Shiva é exemplo de toda essa determinação. Indiana, ecofeminista e ativista ambiental, é ela que toma a linha de frente quando se trata de assegurar os direitos à biodiversidade e à propriedade intelectual. Buscando sempre dentro de um cenário cada vez mais globalizado e capitalista, assegurar o acesso de todas as pessoas à uma agricultura sem transgênico através do seu trabalho sementes livres, onde rejeita as patentes corporativas sobre as sementes.

 

 

Wangari Maathai aos 40 anos fundou o  Green Belt Movement. Superando diversos obstáculos do seu país de origem (Quénia) para conseguir frequentar a Universidade dos Estados Unidos através do programa Airlift África. Hoje segue com o Green Belt, tirando milhares de mulheres da pobreza através de ações de plantio manual de árvores em áreas desmatadas para conseguirem renda sustentável da terra.

 

 

Rachel Carson, autora de Primavera Silenciosa (Silent Spring, 1962) não só alertou o mundo sobre o perigo da utilização indiscriminada de pesticida como também como também auxiliou a lançar o movimento ambiental moderno. Hoje diversas pessoas se inspiram em sua obra para a conscientização ambiental.

 

 

E são tantas mulheres que fazem cada dia mais para auxiliar o meio ambiente a seguir o minimamente saudável para que nossas netas também possam exercer todos seus direitos, conhecimentos e visões e assim construir um mundo melhor. Que se fossemos colocar todas a lista seria infinita.

Então nós Seiva Jr saudamos todas as guerreiras do meio ambiente (ou não) e desejamos mais que um feliz dia da mulher, desejamos reconhecimento por toda a luta diária que seguem fazendo para conquistar uma condição igualitária e de respeito na sociedade moderna.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: