Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André - SP. 09210-580
contato@seivajr.com

O que a quarentena afetou no meio ambiente?

O que a quarentena afetou no meio ambiente?

O ano de 2020 teve seu início um pouco diferente dos anos anteriores através do decreto pela OMS de uma nova pandemia, a do Coronavírus. Após a notícia, vários países estabeleceram leis de isolamento social e mudanças de hábitos diários, como o uso de máscara obrigatório em espaços públicos e o hábito de higienizar as mãos com o álcool em gel. Porém, esse isolamento social também conhecido como ‘quarentena’ teve os seus respectivos impactos no meio ambiente. Sendo assim, devido a baixa atividade humana surgiram pontos positivos e negativos no quesito de impactos ambientais.



No estado de São Paulo a quarentena foi estendida para mais de 645 municípios até o dia 6 de setembro deste ano. Entretanto, desde o seu início em 24 de março, muitos foram os impactos ambientais positivos e negativos observados não apenas em São Paulo, mas no mundo todo. Isso porque, devido a baixa circulação de pessoas, observou-se uma redução de gases poluentes por indústrias e veículos (emissores de monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio) que fizeram com que além de diminuírem o número de doenças respiratórias devido a melhora da qualidade do ar e animais selvagens começarem a percorrer as ruas de alguns países, também ocorresse um atraso no dia de sobrecarga da Terra. Algo que não acontecia há 15 anos!



Porém, apesar de terem existido pontos positivos em decorrência da quarentena, as medidas de isolamento fizeram com que houvesse um aumento considerado de consumo de energia e geração de resíduos, tanto domésticos (entre 15% a 25%) como hospitalares (de 10 a 15 vezes), segundo a  Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe)Entretanto, essas características de aumento de geração de resíduos observadas são para a nossa felicidade alterações de curto prazo. Ou seja, se todos continuarem seguindo as medidas de isolamento e tomando os devidos cuidados quando for decretada o final da pandemia o esperado será de normalização!

 



 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *