Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André - SP. 09210-580
seiva.ambientaljr@gmail.com

Os cílios da natureza

Os cílios da natureza

Durante a Semana das Engenharias UFABC, a Seiva foi convidada para dar uma aula sobre um assunto muito importante: Matas Ciliares e Áreas de Mananciais!

Você sabe a importância dessas coisas? Sabe o que são?

É dos mananciais que vem a água que consumimos! Eles podem ser naturais ou represados, subterrâneos ou superficiais. Mananciais são todas as fontes de água que servem para abastecimento público. E já que é dessa água que bebereis, é melhor que ela esteja limpinha e protegida, certo?

Aquela aguinha pra te preparar pra semana do cão

Justamente para garantir isso é que as matas ciliares são importantes. Assim como os nossos cílios, elas protegem a água de toda sujeira, resíduos e terra que possam prejudicar a qualidade. São florestas, ou outro tipo de cobertura vegetal, que ficam às margens de rios, lagos e represas. Além de evitar a contaminação da água, conferem estabilidade ao solo, retem a água da chuva e do rio e fornecem corredores que contribuem para a biodiversidade.

O problema está quando essas áreas sofrem com o desmatamento ou a ocupação irregular. Sabe aquela enchente que atrasa sua vida na UFABC? Ela acontece de forma natural – o rio enche com a água da chuva e transborda para sua várzea. Porém, retiramos a cobertura vegetal nativa para construir e ampliar nossas cidades, e é ai que o bicho pega, o rio ocupa um espaço que, ao invés de vegetação, têm casas, prédios e avenidas.

Com a cobertura vegetal tá tudo certo: a chuva cai e o que escoa é só a água mesmo.

Outra desvantagem é a aceleração de outro processo natural: a erosão. A erosão é o desgaste do solo por fatores como água, vento e clima. Sem a cobertura vegetal, a água da chuva leva todos os nutrientes e o próprio solo. E quando estamos nas margens dos rios, todos esses resíduos vão para a água, aumentando o assoreamento dos rios, que é o aumento de sedimentos e resíduos sólidos nos fundos dos rios, reduzindo sua profundidade e modificando seu curso natural.

Sem essa proteção, dá uma olhada na cor da água. O solo perde toda a estabilidade!

Essas áreas são então de extrema importância! O planejamento urbano e leis de proteção são fundamentais para a garantia da conservação das margens dos mananciais, tanto para garantir a qualidade da água que consumimos, quanto para nossa segurança e preservação dos nossos rios!

Ah, os experimentos mostrados nos gifs foram realizados durante a nossa aula. Da pra ver na prática a necessidade da conscientização sobre as matas ciliares!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: