Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André - SP. 09210-580
seiva.ambientaljr@gmail.com

Poluição nas praias

Poluição nas praias

Férias, finalmente! Um tempinho para descansar, esquecer dos problemas do ano inteiro, comer mil delícias nas festas… pra tudo ficar melhor ainda, que tal uma viagem para a praia?!

sentar na cadeira, enfiar o pé na areia e falar “meniiina, que ano foi esse”

E como nós estamos aqui pra fazer sua vida cada vez mais sustentável, nada melhor do que conversar sobre o terror do verão (pior até que o pancadão de chuva no fim da tarde): o lixo na praia.

Você sabia que cerca de 25 milhões de toneladas de lixo vão parar no mar a cada ano? Esse número alarmante traz desequilíbrio na fauna e flora marinha, e compromete esse recurso tão importante para a vida no planeta. Além disso, segundo a ONU, 60% a 80% de todo o lixo no mar é plástico. Tá vendo como aquela garrafinha que você larga na rua ou na areia faz diferença?

nunca é ‘só’ uma garrafinha!

A poluição das praias, além de contribuir para a quantidade de lixo que segue para o mar, prejudica a linda estética do nosso litoral, contamina a água através dos químicos presentes no plástico, causam danos à população marinha, aumentam a dispersão de doenças através da proliferação de animais vetores, causam mais gastos nas contas públicas para a limpeza e também causam prejuízo às atividades pesqueiras e à navegação. Tá pouco? A poluição das praias podem afetar até mesmo a economia! Os resíduos lançados prejudicam atividades de esportes náuticos, deixam as águas impróprias para banho e causam colapso no turismo. Afinal, quem quer ir para uma praia suja? Somente na Baía de Guanabara, a crescente degradação ambiental provoca um prejuízo econômico estimado em R$ 30 bilhões por ano!

viu como é mais fácil juntar tudo e jogar no lixo no fim do dia?

Portanto, não vacila: junto com o protetor solar, o boné e a canga, vai também um saquinho (se for reutilizável então, você ganha pontos extras) para juntar todo o lixo e jogar no local correto no fim do dia. Assim, você pega aquele bronze sem ficar com a consciência pesada!

 

Boas férias!

 

Fonte:

Pensamento Verde

Eco Debate

Estadão

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: