Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André - SP. 09210-580
contato@seivajr.com

A Compostagem como Saída Para a Problemática dos Resíduos Sólidos no Brasil

A Compostagem como Saída Para a Problemática dos Resíduos Sólidos no Brasil

    Os aterros sanitários são espaços destinados à disposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, que são também conhecidos como Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Os mesmos são encontrados normalmente afastados dos centros urbanos para evitar transtornos à população. A quantidade de descarte desses, depende da situação socioeconômica de cada local, dentre esses resíduos são encontrados matéria orgânica juntamente com plásticos, vidros , metais, entre outros. Através de dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), só em 2018 foram geradas cerca de 79 milhões de toneladas de RSU, um aumento de 1% em relação ao ano anterior.

    Apesar dos números alarmantes de descarte desses resíduos, a compostagem doméstica pode ser utilizada como forma de diminuir os impactos ambientais através do reaproveitamento dessa matéria orgânica descartada de forma inadequada. Isso porque, a compostagem ajuda a aumentar a vida útil dos aterros sanitários, diminui o mau cheiro das lixeiras nas ruas e ajuda na produção de adubo orgânico rico em nutrientes.


    A compostagem é um modo de reciclagem de resíduos orgânicos através de um processo aeróbio e totalmente controlado de biodegradação da matéria orgânica. Ela pode ser feita através de um minhocário (que irá se alimentar desses resíduos orgânicos) aerado para permitir a entrada do oxigênio. Composta por 3 caixas (pensando em uma família de 3 pessoas), a primeira caixa, onde são colocados os alimentos orgânicos, possuem furos no fundo da mesma para permitir que o líquido em excesso dos alimentos escorra para a caixa de baixo. Recomenda-se também que a composteira deva estar sempre protegida do sol e da chuva.

Sites:
Repense seus hábitos, aprenda a compostar!

Aterro sanitário: como funciona, impactos e soluções

https://www.baromambiental.com.br/gerenciamento-residuos?https://www.barom.com.br/servicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *