Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André - SP. 09210-580
contato@seivajr.com

Reuso da água no nosso dia a dia

Reuso da água no nosso dia a dia

A água permite a sobrevivência dos seres vivos, equilibrar e conservar a biodiversidade do planeta, consequentemente a falta de água é uma ameaça, uma vez que a água é fonte de vida. Estamos tão acostumados à presença da água que só prestamos atenção à sua importância quando ela nos faz falta, mas essa visão precisa ser mudada.

Preservar os recursos hídricos é preservar a nossa existência. Diante disso, a maior parte das células do nosso corpo possui água, por isso ingerir água é uma necessidade do corpo humano.

Os seres humanos utilizam a água não só para beber, mas também para realizar uma grande quantidade de atividades. As principais são:

  • Agricultura: a maior parte da água é utilizada na agricultura;
  • Indústrias: a água é utilizada nos processos industriais;
  • Consumo: a água é essencial para limpeza, higiene e cozimento de alimentos.
  • É importante lembrar também que a distribuição da água pelo planeta não é regular. Em muitos lugares ela é escassa, dificultando a ocupação do espaço e o seu aproveitamento pelo homem.

Apesar do Brasil possuir uma das maiores reservas hídricas do mundo, várias regiões apresentam falta de água. Estudos indicam que isso deve se agravar nos próximos anos. Existem várias causas para a falta de água no Brasil, as principais são o aumento do consumo e desperdício de água e diminuição do nível de chuvas. Pensando nisso, vamos ver algumas dicas de como reutilizar a água no nosso dia-a-dia:

  • Usar a água do aquário para regar as plantas: usar a água velha do aquário que pode ser rica em nitrogênio,essencial para a fotossíntese, além de fósforo e potássio, que fortalecem as plantas, agindo como fertilizantes. Porém, se a água estiver muito suja, a melhor opção é misturar com água limpa.
  • Encher o balde enquanto usa o chuveiro e reutilizá-la para descarga e limpeza: a água corre em grande quantidade durante um banho e usar algum recipiente para coletar a água pode ser uma ótima forma de economizá-la. 
  • Coletar água da chuva e da máquina de lavar para descarga e limpeza;
  • Reutilizar água do preparo das refeições para fazer sopas ou esperar esfriar para regar as plantas.
  • Reaproveitar gelo derretido: deixar o gelo derretendo num balde para depois reutilizar a água que derreter.
  • Descongelar alimentos num balde com água e reutilizar para lavar a louça.

Referências Bibliográficas

https://www.ecycle.com.br/8446-importancia-da-agua.html
https://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-agua/

https://akatu.org.br/dicas-para-reaproveitar-agua-em-casa/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *