Av. dos Estados, 5001 - Bangu - Santo André - SP. 09210-580
contato@seivajr.com

Sustentabilidade ambiental: o que é?

Sustentabilidade ambiental: o que é?

A sustentabilidade consiste na conservação ou na manutenção de um cenário no longo prazo, de modo a lidar bem com possíveis ameaças. A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. Ser sustentável é utilizar e cuidar para que não falte ao próximo que vai utilizar, formando assim uma cadeia solidária que busca preservar da melhor maneira possível o meio ambiente. 

No que diz respeito ao meio ambiente, esse termo vem sendo empregado com cada vez mais frequência, na medida que a importância dos cuidados com a natureza vem crescendo. A sustentabilidade forma-se a partir do equilíbrio dos três focos mais afetados: ambiente, sociedade e economia. Para que a sustentabilidade se torne uma realidade, é preciso que as três áreas sejam consideradas em conjunto e as medidas criadas devem abranger todos esses interesses. O maior desafio a ser enfrentado ao se aplicar os métodos de sustentabilidade é conseguir um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e social de um país e a preservação do meio ambiente.  

A sustentabilidade diz respeito a um planeta em equilíbrio, no qual as pessoas encontrem condições necessárias para a sobrevivência que respeitem os limites dos recursos naturais. Essa preocupação é fundamental para reduzir problemas decorrentes da poluição, efeito estufa, aquecimento global, preservação de fauna e flora, além do fim dos recursos naturais. Ser sustentável é utilizar e cuidar para que não falte ao próximo que vai utilizar, formando assim uma cadeia solidária que busca preservar da melhor maneira possível o meio ambiente. 

Quais os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente? 

O benefício mais importante é a preservação do meio ambiente para garantir que o planeta se recupere e que as próximas gerações também possam viver bem e usufruir dos recursos da natureza. Um planeta preservado também garante mais qualidade de vida para todas as pessoas. 

Medidas sustentáveis também ajudam a manter o equilíbrio do meio ambiente e de todos os seus ecossistemas. Com isso, a preservação de espécies animais e vegetais aumenta bastante. Outro benefício da sustentabilidade é a diminuição dos riscos de acidentes ambientais graves, como enchentes, contaminação das águas, rompimento de barragens e ciclones. 

Nós podemos ajudar na sustentabilidade ambiental com atitudes simples que podem ser adotadas, tais como: 

  • Evitar o desperdício e reaproveitando a água sempre que for possível; 
  • Não jogar lixo no chão ou na natureza, o lixo pode contaminar o solo e entupir as saídas de água causando alagamentos; 
  • Criar o hábito de reciclar o lixo doméstico; 
  • Evitar consumo de plástico no geral; 
  • Usar transportes públicos ou outros transportes mais sustentáveis como a bicicleta e o rodízio de carros para diminuir as emissões de gás carbônico na atmosfera; 
  • Repensar hábitos de consumo e consumir de forma mais sustentável. 

A sustentabilidade ambiental no Brasil, tem crescido bastante nas últimas décadas. Por conta da grande área territorial e da localização, o Brasil é um país com muita diversidade, possuindo vários ecossistemas e reservas naturais que precisam ser preservados. 

Entre os principais problemas enfrentados no Brasil estão: poluição, desmatamentos e a grande quantidade de lixo que ainda não é reciclada. A solução para esses problemas passa pela criação de políticas mais sustentáveis que sejam eficientes em diminuir o impacto de indústrias e atividades como agricultura e pecuária. 

Especialistas indicam que as áreas de maior atenção à sustentabilidade ambiental no Brasil devem ser: 

  • Redução de desmatamentos e preservação de espécies nativas; 
  • Diminuição da emissão de gases de efeito estufa; 
  • Controle da poluição e do empobrecimento do solo;
  • Melhorar o planejamento de resposta a desastres ambientais; 
  • Melhor aproveitamento da água; 
  • Conscientizar os cidadãos sobre a importância da adoção de medidas sustentáveis; 
  • Incentivo da adoção de medidas sustentáveis pelas empresas. 

Essas ações trazem benefícios a médio e longo prazo e, talvez por isso, seja tão difícil que toda a sociedade participe. Porém, a conscientização vai além das práticas diárias. A sustentabilidade ambiental também deve estar inserida no ambiente corporativo, com ações que resultem num crescimento econômico sem prejuízos ao meio ambiente. Vale lembrar que todas as ações devem ser promovidas e explicadas aos funcionários, para que o esclarecimento dos temas possa induzir à conscientização e interação ambiental.  

Algumas ações que podem fazer a diferença: 

  1. A economia de material como aliada na gestão financeira interna

O uso consciente de materiais gera diminuição do desperdício, o que, dentro do ambiente corporativo, é de grande importância, podendo significar uma redução no orçamento total. Para integrar tal ação, os responsáveis pela área devem investir em treinamento de mão de obra, com a qualificação dos funcionários das áreas atingidas e em tecnologia, que pode apresentar novas metodologias de utilização e controle. Essa ação colabora com a sustentabilidade ambiental e ajuda o empreendedor. 

  1. Descarte de lixo e reciclagem de material no ambiente corporativo

Em alguns casos, a sobra de material é inevitável, mas isso não deve significar um descarte irresponsável. A separação correta dos excessos e a condução adequada dos mesmos contribui para o desenvolvimento sustentável da empresa. 

A empresa pode utilizar também de coletores locais de reciclagem, dentro da própria comunidade inserida, o que faz com que cumpra de modo saudável seu papel social. Neste caso, os funcionários devem ser orientados para realizar a separação.  A reciclagem pode abranger desde copos descartáveis até materiais industriais e de escritório. Bem como, os copos plásticos também podem ser eliminados através da distribuição de canecas ou copos individuais. 

Os itens que não forem recicláveis poderão ser direcionados para um sistema de compostagem, que poderá fomentar com insumos de base orgânica uma horta ou jardim da própria empresa.  

  1. Técnicas de aproveitamento de recursos naturais

Uma empresa consciente deve buscar projetos que possam se beneficiar da própria natureza, usufruindo do que ela oferece de melhor, sem degradá-la. 

A utilização, por exemplo, de energia solar como fonte de energia limpa é uma boa medida. Além de ser uma prática sustentável adotada em diversos países, essa fonte pode significar uma redução considerável de gastos com energia elétrica.  

O sol, além da energia limpa, também pode estar presente em ambientes no espaço físico da empresa, como em salas de reunião e refeitórios, onde a claridade pode ser destacada com mudanças simples que favoreçam a iluminação natural. 

  1. Tecnologia a serviço do meio ambiente

As tendências tecnológicas acompanham as boas práticas. Ao pensar em contenção de resíduos, podemos incluir papéis de divulgação de produtos e uso interno. Uma tendência crescente é a criação de aplicativos que facilitem a comunicação entre as pessoas, no próprio computador ou painel de avisos, de maneira rápida e limpa. 

As empresas também podem ser importantes influenciadoras na vida de seus clientes. Ao produzirem produtos com ênfase em processos sustentáveis, materiais que não agridam o meio ambiente, e serem representadas por ações que colaborem para um desenvolvimento sustentável, podem induzir clientes e colaboradores às práticas colaborativas de consciência ambiental. 

É papel do governo e das empresas colaborarem para que a comunidade esteja envolvida em ações de educação ambiental e desenvolvimento sustentável, como forma de usufruir daquilo que a natureza nos oferece, sem extinguir recursos preciosos, que influenciam diretamente em nossa qualidade de vida. Toda a sociedade deve estar unida em busca de uma maior proteção do meio ambiente. Com ações simples, uma pessoa pode mudar sua realidade. Com atos em massa, todos podemos mudar o mundo. 

Um comentário

  1. Victor disse:

    Texto show!

    Creio que as empresas detém grande parte do poder dessa mudança. Criar produtos mais sustentáveis induz muito a colaboração, mesmo que inconsciente, dos clientes com a causa ambiental. São vários os exemplos de empresas utilizando embalagens com material reciclável, e isso é uma esperança de mudança. Mesmo que pagando um pouco mais caro, o cliente se sente realizado em saber que está financiando um material que é proveniente da reciclagem. Isso é a mudança que a gente espera.

    Parabéns pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *